terça-feira, 22 de junho de 2010

Livraria Jinkings


A histórica Livraria Jinkings, fixada há mais de quarenta anos no bairro de Batista Campos, onde eu moro, anuncia que vai fechar as portas e passará a fazer parte da extensa lista de livrarias extintas.
A Feira Pan-Amazônica do Livro é um dos eventos literários mais bem sucedidos, isto parece contraditório?
Mas a explicação é simples, os shows musicais, saraus, exposições, mostras de cinema levaram mais de 500 mil pessoas ao Hangar.
As livrarias seguem o mesmo caminho inevitável dos cinemas, se mudaram para os shoppings, além de grande parte da clientela preferir comprar pela internet. Além disso, o fortalecimento do mercado do livro de bolso, vendido em bancas de revistas, a preços acessíveis, é comemorado pelos leitores.
"Mas não posso esconder a tristeza que senti ao saber que mais de 40 mil exemplares serão vendidos por peso, como simples papel, só pra não ter que tocar fogo" - diz D. Isa Jinkings, com lágrimas nos olhos.

Um comentário:

  1. A "extinção" da nossa memorável e reconhecida Livraria JINKINGS é uma das maiores tristezas e crimes culturais em pleno século XXI. Tal Livraria foi a precursora, pioneira e representa o maior corredor de acervos e obras em todos os gêneros literários. Viva a JINKINGS!

    ResponderExcluir